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2.1) Seu Primeiro Programa

 Essa é a tela do VisuALG comentado nos últimos posts como opção para desenvolvimento.


Onde encontramos uma ótima base para programação inicial...


Bom, para início vamos definir o que fazer, que problema resolver...

DICA: Crie uma pasta em um local de sua preferência com nome EXERC_EXEMPLO e vá posteriormente salvando cada exercício que fez a fins de estudo, organização e ajuda se precisar relembrar algo.

O QUE ESTIVER ASSIM É SEMPRE UM CÓDIGO
//comentários não compilados pelo computador

A mensagem acima só para exemplificar como separo código de texto normal!

Problema_Exemplo1: Mostrando uma Mensagem na tela :



algoritimo "Problema_Exemplo"//aqui define-se o nome do programa

var 
//aqui definimos o nome e tipo de cada variavél
exemplo : Caracter
inicio 
//aqui vai as intruções e comandos
escreva('Olá Mundo')




fimalgoritimo



Explicação dos Comandos Usados

escreva: Escreve uma mensagem na tela
escreval: Escreve uma mensagem e pula uma linha
Uso:

escreva('escreva aqui sua mensagem')

Tudo que estiver entre as ' ' não vai ser executado e sim apenas Mostrado.
Se você não colocar por exemplo as aspas e tivesse uma variavel para mostrar iria usar assim

escreva(variavel) ou
escreva('Mensagem que voce deseja escrever',variavel)


Perceba que a parte entre aspas é uma mensagem não compilada e sim mostrada e a variavel é o valor que deseja mostrar.


Vamos para o próximo?

Problema_Exemplo2 - Lêr um Nome e mostrar!


algoritimo "Problema_Exemplo"//aqui define-se o nome do programa

var 
//aqui definimos o nome e tipo de cada variavél
nome: Caracter

inicio 
//aqui vai as intruções e comandos
leia(nome)
escreva('O nome digitado Foi ',nome)
fimalgoritimo




Explicação dos Comandos Novos Usados:


leia: Lê algo digitado no teclado, espera o enter ser pressionado confirmando o fim da digitação e armazena como variavel pré definida.

No exemplo pede-se leia(nome) ele le a variável NOME declarada como caracter, então mesmo que você digite números como seu nome ele vai aceitar mas os números serão apenas demonstrativos pois não podem ser usados para contas pois a variável foi declarada como Caracter.


Resultados Obtidos:

O que obteve do código foi provavelmente  +- isso:

Visualg 2.5 Beta ...


Marcelo 

O Nome digitado foi Marcelo _ 



                                                                                   
htge
http://geekDevTeam.blogspot.com


Bom Basicamente você ja criou um programa, agora é esperar o próximo post e tentar variações em casa, brinque... tente fazer ler números,faça ele ler mais coisas criando mais variais e depois vá testando qualquer dúvida poste seu código nos comentários...

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