Social Icons

Rally Científico de Caxias do Sul


Tarefa para entregar no as 9h dia 18/06/2011

Sobre o Projeto:

Através da interação e cooperação entre Universidade-Empresa-Escola, o projeto ENGENHEIRO DO FUTURO visa aprofundar a formação pedagógica dos professores do ensino médio e provocar o encantamento dos estudantes pelas áreas tecnológicas e por uma futura carreira em Engenharia ou em outra área afim.
O projeto é executado pela UCS, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) e as empresas da região, com financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia).
Começando pelos professores
Iniciado em maio de 2009, o Curso de Especialização em Novas Metodologias para o Ensino Médio em Ciências, Matemática e Tecnologia tem aulas teóricas e práticas até março de 2011 e vai aprimorar a formação de professores do ensino médio por meio de novas metodologias de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar e de inovação em ciência e tecnologia.

Se você quiser saber mais sobre telefones sem fio clique aqui

Telefone Sem Fio: Explicação do Funcionamento

Como Funciona?
Um telefone sem fio é basicamente uma combinação de telefone convencional apenas adicionando a sua interface um sistema transmissor/receptor de rádio . Um telefone sem fio possui dois componentes principais: a base e o aparelho de mão, ou headset.



 
Base: é conectada à tomada de telefone por meio de uma conexão de fio telefônico normal. No que diz respeito ao sistema telefônico, ela se parece com um telefone normal. A base recebe a chamada (como um sinal elétrico, a partir de pulsos) através da linha telefônica, converte-a em um sinal de rádio FM e transmite este sinal.

Base de Um telefone Sem Fio, e carregador de bateria na direita.
Aparelho de Mão: recebe o sinal de rádio FM proveniente da base e o converte em um sinal elétrico que é enviado para o alto-falante, onde é convertido no som que você ouve. Quando você fala, o aparelho de mão transmite sua voz por meio de um segundo sinal de rádio FM que volta para a base. A base recebe seu sinal de voz e o converte em eletricidade para ser enviado através da linha telefônica para a outra pessoa.
A base e o aparelho de mão operam em um par de frequências semelhantes que permite falar e ouvir ao mesmo tempo, chamado de frequência duplex.
Frequência:
Como seu telefone sem fio é um transmissor/receptor de rádio, ele opera em diversas frequências de rádio como qualquer outro rádio. Os telefones sem fio operam em três bandas de frequência principais (a base e o receptor usam duas frequências intimamente relacionadas mas separadas dentro da banda, de modo que você pode falar e ouvir ao mesmo tempo):
-  43 a 50 MHz
- 900 MHz
- 2,4 GHz
- 5,8 GHz
A banda de 43 a 50 MHz era comum nos primeiros telefones sem fio e ainda está disponível em modelos de baixo custo. Por causa da baixa frequência, esses telefones possuem curto alcance (cerca de 330 m) e uma qualidade de som inferior (devido à interferência de estruturas e eletrodomésticos). Os sinais de telefone de 43 a 50 MHz também podem ser captados facilmente em scanners de rádio e em babás eletrônicas que estejam próximas.
A banda de 900 MHz, que na verdade vai de 900 a 928 MHz, é a frequência mais comum para os telefones sem fio hoje. A frequência mais elevada proporciona um alcance maior (1.500 a 2.100 m) e uma melhor qualidade de som. No entanto, os sinais de 900 MHz podem ser captados facilmente pela maioria dos rastreadores de rádio disponíveis no mercado.
Em 1998, a FCC liberou a faixa de 2,4 GHz para uso dos telefones sem fio. Um telefone sem fio de 2,4 GHz ou 5,8 GHz pode operar a uma distância maior e está acima das frequências que podem ser captadas pela maioria dos rastreadores disponíveis comercialmente. Por isso ele é mais seguro do que os modelos de frequências mais baixas.
Estas frequências em teoria não interferem na frequência que você capta no seu rádio, ou a frequência que é transmitida como ruído por algum eletrodoméstico, mas em alguns casos restritos como o caso do Walkie-Talkie que também opera na mesma frequência e pode sim interferir no funcionamento do Telefone.
Analógico x digital:
A tecnologia analógica é comum em telefones sem fio, especialmente nos modelos baratos. Os sinais analógicos tendem a ser mais ruidosos ou propensos à interferência com relação à qualidade de som. Além disso, eles são captados e interpretados facilmente pelos scanners de rádio.
Diferentemente, a tecnologia digital, como aquela encontrada em um CD, permite que os sinais do telefone soem com mais clareza. Além disso, os sinais digitais são mais seguros. Em 1995, a distribuição de espectro digital foi introduzida nos telefones sem fio. A tecnologia DSS possibilitou que as informações digitais fossem espalhadas por diversas frequências entre o receptor e a base, tornando assim quase impossível espionar as conversas nos telefones sem fio.
Digital Dect 6.0

A tenologia DECT 6.0 trabalha na frequência 1.9MHz, aumentando, e muito, a qualidade da transmissão do seu aparelho. Com esta tecnologia usada o telefone sem fio evita aquelas famosas interferências, pois esta frequência não é usada por outros aparelhos. Além disso, o DECT 6.0 é tecnologia digital, como aquela encontrada em um CD, o que permite que os sinais do telefone soem com mais clareza. Os sinais digitais são ainda muito mais seguros.
Segurança: Lembre-se: como seu telefone sem fio é um transmissor de rádio, ele transmite sinais para o ar livre e não apenas entre a base e o aparelho de mão. Assim, é possível que outras pessoas escutem sua conversa telefônica usando um rastreador de rádio. Os telefones digitais são melhores do que os analógicos neste caso, mas o DSS oferece a melhor proteção contra os espiões. Os telefones analógicos de baixo custo de 43 a 50 MHz e 900 MHz não são seguros. De fato, a maioria das babás eletrônicas pode captar as conversas mantidas nos telefones sem fio de 43 a 50 MHz. Os telefones analógicos de 2,4 GHz são raros (a maioria dos telefones de 2,4 GHz é digital), mas oferecem algum grau de proteção porque a maioria dos scanners de rádio disponíveis comercialmente não se estende a essa frequência de rádio.
Bateria: Todos os aparelhos de mão dos telefones sem fio possuem uma bateria recarregável (de níquel-cádmio, hidreto metálico de níquel ou lítio). As baterias de níquel-cádmio estão sujeitas a um efeito de memória, então é melhor deixar que elas se descarreguem completamente antes de recarregá-las na base. As baterias de hidreto metálico de níquel e de lítio não possuem esse problema.