Social Icons

1.4) Tipos de Dados


Os algoritmos irão manipular dados, que normalmente são fornecidos pelos usuários, e entregar resultados para estes usuários. Uma pergunta importante neste momento é: que tipo de dados poderemos manipular? As linguagens de programação normalmente estabelecem regras precisas para definir que tipos de dados elas irão manipular. A pseudo-linguagem a-- também estabelece, ainda que informalmente, algumas regras que limitam o conjunto de dados existentes na natureza e que poderão ser manipulados pelos algoritmos.
Existem três tipos básicos de dados que a linguagem irá manipular:
  • Dados numéricos
  • Dados alfa-numéricos
  • Dados Logicos

Dados Numéricos:

Os dados numéricos que os algoritmos podem manipular são de dois tipos:
  • Dados inteiros
  • Dados reais
O conjunto dos dados inteiros pode ser definido como Z={...,-3,-2,0,1,2,...}. O conjunto dos números reais inclui o conjunto dos números inteiros, dos números fracionários e dos números irracionais. O conjunto dos números fracionários pode ser formalmente definido como Q={p/q | p,q pertencem a Z}. O conjunto dos números irracionais engloba aqueles que não podem ser representados por uma fração, por exemplo o número PI=3.141515... Os números irracionais são armazenados até um certo número de casas decimais que o computador consegue representar a partir daí as casas decimais são descartadas.
Neste ponto é importante lembrar que dois fatos importantes. Primeiro computadores trabalham com uma base diferente de 10. Computadores trabalham em base 2 e no processo de conversão entre a base 10 e a base 2 podem ocorrer problemas de perda de dígitos significativos. Por exemplo, o número real 0.6 ao ser convertido para a base dois gera uma dízima periódica. Outro fato importante é que a memória do computador é limitada e portanto o número de dígitos binários que podem ser armazenados é função deste tamanho. Deste modo o processo de conversão e desconversão entre bases pode causar perda de informação.
Os dados inteiros tem a seguinte forma: NúmeroInteiro = [+,-]algarismo{algarismo}
O sinal de + e - entre colchetes significa que um número inteiro pode ou não ter sínal, isto é o sinal é opcional. Em seguida temos um algarismo que é obrigatório. Isto é dados inteiros tem de ter pelo menos um algarismo. A seguir temos a palavra algarismo entre chaves, o que significa que um número inteiro deve ter pelo menos um algarismo e pode ser seguido por uma seqüência de algarismos.
São portanto exemplos de números inteiros:
  • +3
  • 3
  • -324
Os dados reais tem a seguinte forma: [+,-]algarismo{algarismo}"."algarismo{algarismo}. Ou seja um número real pode ou não ter sinal, em seguida um conjunto de pelo menos um algarismo, um ponto decimal e depois um conjunto de pelo menos um algarismo. É importante notar que o separador entre a parte inteira e a fracionário é o ponto e não a vírgula.
São exemplos de números reais:
  • 0.5
  • +0.5
  • -3.1415

Dados Alfa-numéricos

Dados alfa-numéricos servem para tratamento de textos e normalmente são compostos por uma seqüência de caracteres contendo letras, algarismos e caracteres de pontuação. Nos algoritmos são normalmente representados por uma seqüência de caracteres entre aspas, por exemplo:
  • "Linguagem de programação"
  • "Qual é o seu nome?"
  • "12345"

Dados Lógicos

Este tipo de dados é intensamente aplicado durante o processo de tomada de decisões que o computador frequentemente é obrigado a fazer. Em muitos textos este tipo de dados também é chamado de dados booleanos, devido a George Boole, matemático que deu ao nome à álgebra (álgebra booleana) que manipula este tipo de dados. Os dados deste tipo somente podem assumir dois valores: verdadeiro e falso. Computadores tomam decisões, durante o processamento de um algoritmo, baseados nestes dois valores. Por exemplo, considere a decisão abaixo:

Se raiz >= 0 imprima "Existe raiz" caso contrário imprima "Não existe raiz real."

Nesta instrução aparece a expressão raiz >= 0, que procura descobrir se o valor de raiz é maior que 0. Esta expressão somente pode ter como resultado os valores: verdadeiro ou falso. Nos nossos algoritmos estes valores serão representados por verdadeiro e falso. Mais adiante ficará claro como este tipo de dados será empregado nos algoritmos.
Barra Horizontal Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário