Social Icons

3) Relacionando Grandezas

3) Relacionando as Grandezas da Eletricidade

Pode-se Relacionar as grandezas elétricas a fins de se obter apartir de no mínimo 2 outras o valor de uma...

Pensando nisso Georg Simon Ohm  Formulou  uma das principais relações da Física Elétrica a Lei de Ohm!

3.1) Lei de OHM

Você deve ter notado que existe uma relação entre a corrente, a resistência presente no circuito e a tensão da fonte de alimentação. O  Sr. Ohm também notou, e mais: ele observou que a corrente é diretamente proporcional a tensão isto significa que: Se você aumentar a tensão da fonte de energia elétrica em um circuito sem alterar a resistência presente neste circuito, a corrente irá aumentar também. O Sr. Ohm observou também que a corrente é  inversamente proporcional a resistência, isto significa que: Se você aumentar a resistência de um circuito mantendo a mesma fonte de energia a corrente irá diminuir. 

Assim ele descreveu este conceito na forma de uma equação, como é mostrado abaixo:


Onde:
V é a  Tensão.
I é a  corrente.
R é a resistência.

Diz a Wikipédia que...


A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (U) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I).
Quando essa lei é verdadeira num determinado resistor,este denomina-se resistor ôhmico ou linear.A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fómula
 R = \frac {U} {I}

onde:

U é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em Volts
R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms
I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères
e não depende da natureza de tal: ela é válida para todos os resistores.Entretanto,quando um dispositivo condutor obedece à Lei de Ohm,a diferença de potencial é proporcional à corrente elétrica aplicada,isto é,a resistência é independente da diferença de potencial ou da corrente selecionada.
Diz-se, em nível atômico, que um material (que constitui os dispositivos condutores) obedece à Lei de Ohm quando sua resistividade é independente do campo elétrico aplicado ou da densidade de corrente escolhida.
Um exemplo de componente eletrônico que não possui uma resistência linear é o diodo(veremos em outra ocasião), que portanto não obedece à Lei de Ohm.
Conhecendo-se duas das grandezas envolvidas na Lei de Ohm, é fácil calcular a terceira:
I = \frac {V} {R}                  R = \frac {V} {I}
A potência P, em Watts, dissipada num resistor, na presunção de que os sentidos da corrente e da tensão são aqueles assinalados na figura, é dada por
P = V \, I
Logo, a tensão ou a corrente podem ser calculadas a partir de uma potência conhecida:
I = \frac {P} {V}                 V = \frac {P} {I}
Outras relações, envolvendo resistência e potência, são obtidas por substituição algébrica:
P = I^2 \, R                 P = \frac {V^2} {R}
V = \sqrt {P \, R}                 I = \sqrt {\frac {P} {R} }

3.2)Método do triângulo para memorizar:


Você pode achar difícil memorizar, então vamos ajuda-lo mostrando o método do triângulo descrito abaixo (eu chamo do triangula das Bermudas elétricas, pois quem não sabe afunda).

Desenhe o triângulo conforme descrito no desenho abaixo, observando que a tensão (Unidade Volt “V”) está no Vértice, tudo com “V”.

Se você quiser saber a corrente em um circuito tendo a tensão e a resistência, basta botar o dedo sobre o “I” e pronto aparece à equação V/R, se você quiser saber a resistência tendo a tensão e a corrente basta colocar o dedo sobre o “R”, o mesmo você deverá fazer para relembrar a equação da tensão “V”.











Outra forma interessante de memorizar é relacionar a equação V=IR à palavra VIR!



Nenhum comentário:

Postar um comentário