Social Icons

Jogando Super Nintendo no Android com controle original

Jogando SNES com controle original via bluetooth
 http://www.youtube.com/watch?v=_FZTz2KO9vU .

Mas tem um detalhe muito importante este projeto, é para NES e não o SNES (mais novo), ou seja, sabia que era possível fazer e tinha os materiais para isto, então só esperei sobrar um tempo para fazer (o único componente que não tinha era o controle, mas consegui um paralelo por R$ 8,00 no Mercado Livre).

vimeo.com/bsoares/snes-on-android-with-controller-and-bluesmirf
Como funciona:
O controle do SNES esta ligado a Arduino, é bem fácil obter as teclas pressionadas, mas existe uma biblioteca para tornar esta tarefa ainda mais simples (NESpad/SNESpad). Cada tecla pressionada liga um bit dentro do número que representa o estado das teclas do controle, e este estado (número) é enviado via Bluetooth (uso o BlueSMiRF) para o Android.
No Android, quem recebe este número é o Amarino, mas ele apenas recebe o número, ainda é necessário um App (que foi modificado a partir deste exemplo “SoftKeyboard“) para converter este número em teclas pressionadas (uso Bitwise) como um teclado do Android.

Por fim é só configurar o emulador para entender as teclas pressionadas como os comandos dentro do mesmo (pular, andar, girar, etc…)

Desta forma o controle pode ser usado como o teclado do seu Android, e ainda ser configurado como o controle de outros emuladores.
Sobre o módulo bluetooth BlueSMiRF:
Depois de configurado ele será o seu “cabo USB virtual” pois da mesma forma que usamos o comando Serial.print(“…”) para enviar dados via porta serial, o mesmo dado será enviado via bluetooth.

A App Amarino utiliza 57.600 de baudrate, e os módulos BlueSMiRF normalmente vem com 9.600.

Para configurar o blueSMiRF utilizei alguns tutoriais:
- http://todbot.com/blog/2006/02/23/howto-mac-os-x-bluetooth-serial-port/
- http://www.sparkfun.com/tutorials/67

Sobre o Soft Keyboard (App para Android):

Modifiquei o exemplo de Keyboard App disponível no Android Developers para obter os dados via Amarino e agir como teclado. Me baseei neste projeto criado para NES, porém criei outro código para a Arduino e alterei 95% do código para o Android.
O código fonte do projeto para Androi, Arduino e as versões das bibliotecas que foram utilizadas, podem ser baixadas do meu Github:
https://github.com/BSoares/SNES-on-Android-with-original-controller

Os Códigos Usados estão aqui:

https://github.com/BSoares/SNES-on-Android-with-original-controller





Créditos para :
http://blog.bsoares.com.br/category/arduino#bitwise-right-shift

Nenhum comentário:

Postar um comentário