Social Icons

O que é Arduino?



Antes um pouco de História:

 
Em 2005, na Itália, um professor chamado Massimo Banzi queria ensinar eletrônica e programação de computadores aos seus alunos de design para que usassem em seus projetos de arte, interatividade e robótica. Entretanto, o ensino de eletrônica e programação de computadores não era algo simples de se ensinar a pessoas que não faziam cursos nessas áreas. Uma outra dificuldade também era que seus alunos não conseguiam encontrar no mercado uma placa eletrônica poderosa e de baixo custo para usar em seus projetos de robótica.     Conversando sobre esses problemas com David Cuartielles, um engenheiro eletrônico espanhol em visita à Itália, os dois decidiram projetar uma placa própria e escolheram um dos alunos de Massimo, David Mellis, para escrever a linguagem de programação dela.      Em dois dias, Mellis desenvolveu a linguagem de programação, e em mais três dias o projeto e confecção da placa estavam prontos. Ela foi nomeada Arduino e se tornou um sucesso instantâneo entre os estudantes.      Quase todos, mesmo aqueles que não sabiam nada sobre programação de computadores, conseguiam usar o Arduino para fazer alguma coisa bacana, como ler sensores, fazer luzes piscarem e controlar motores.       Assim começou a história do Arduino, que atualmente é uma febre entre estudantes e profissionais que desejam usar os recursos de eletrônica e programação de computadores em seus projetos.

Agora Sim, ele o Arduino:




Arduino Duamilanove


Arduino, por vezes traduzida ao português como Arduíno, é um computador físico baseado numa simples plataforma de hardware livre, projetada com um microcontrolador de placa única, com suporte de entrada/saída embutido e uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.


   
Arduino UNO

                                   


Pode ser usado para o desenvolvimento de independentes objetos interativos, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduino é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagi-la em tempo real. Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de shield. A interface do hospedeiro é simples, podendo ser escrita em várias linguagens. A mais popular é a Processing, mas outras que podem comunicar-se com a conexão serial são: Max/MSP, Pure Data, SuperCollider, ActionScript e Java.

Um comentário:

  1. O seu blog é o melhor para iniciantes/amantes do Arduíno! Parabéns! Continue assim! Fica aqui meu apoio para muitos outros artigos. Está de parabéns mesmo! Muito obrigado pelos ensinamentos que você me proporcionou!

    ResponderExcluir