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4) Primeiros Passos ( Pisca Led )

O iniciante precisa aprender o Bê-a-Bá para poder fazer suas peripécias. Pois bem senhores... apresento o tutorial mais básico para os aventureiros que queiram desbravar o mundo do Arduino.

Para Programação Seria o Famoso "Hello World"   ...(Google)

1-O básico da programação: 

Vamos dar uma olhada nessa "belezura"? Note os dois blocos distintos de instruções entre chaves:


void setup() {
// Escreva o código que será executado apenas uma vez.

}

void loop() {
// Escreva o código que será executado infinitas vezes

}

A função setup() é chamada quando o código(sketch) é executado.

Use-a para:
  • Iniciar variáveis.
  • O modo como os pinos devem operar: entrada(INPUT) ou saída(OUTPUT)
  • Bibliotecas.
  • Cabeçalhos
Mas atenção! Tudo o que estiver no setup() será executado apenas uma vez imediatamente após o microcontrolador ser energizado.
Caso o botão de reset que se encontra na placa do arduino for pressionada ou a energia cair o código será reinicializado e nessa condição especial o setup() novamente é executado.


A função loop() tem um propósito fundamental repetir infinitamente o que  está escrito. Bem... mas qual a finalidade disso? 
Ao repetir a mesma função o microntrolador nunca para de funcionar. Imagine como seria se ao digitar uma letra seu editor de texto parasse de funcionar e fosse preciso abri-lo novamente para escrever a outra letras da palavra? Ou após um carro passar num semáforo de trânsito as luzes não brilharem mais?  
Basicamente o loop() será o seu escravo e o setup() dirá como o escravo se comporta. 

Usa-se: // (duas barras invertidas) para fazer cometários na linha de código. O objetivo é deixar o mais claro possível para que terceiros possam entender. 
Tudo que é deixado como comentário será descartado no momento da gravação no microcontrolador.


O Primeiro Projeto com seu Arduino


Para este projeto será preciso um LED , um resistor e fios e uma matriz de contatos: 
 

Aprendendo um pouco sobre os compoentes:

O Led é um componente polarizado e deve ser corretamente conectado. Perceba que o polo positivo possui uma perna maior.
Alguns Leds apresentam o polo negativo com um chanfro(parte ligeiramente plana) no seu encapsulamento.
Temos no Arduino:
  • VCC(+) 
  • GND ou Ground como (-).
O LED é um diodo emissor de luz e ao alimenta-lo corretamente, permite o fluxo de energia apenas em um sentido.



O resistor é um componente que oferece resistência a passagem da energia elétrica. Ao combina-lo com outros componente pode-se fornecer a energia correta para alimentar componentes.
O filamento de tungstênio das lâmpadas incandescentes é uma resistência que transforma grande parte da energia que flui por ele em energia térmica e luminosa.  
As faixas de cores determina quanto é maior essa resistência.

A matriz de contatos possui apenas pontos interligados num sentido vertical. O que permite combinar e interligar os componetes rapidamente.
Veja na imagem abaixo duas fileiras independentes("A" e "B") com seus respectivos pontos interligados.

Os fios: existem modelos de fios que permitem uma fácil conexão. Dê preferência para estes modelos, pois vão garantir ligações seguras e a rapidez na montagem e manutenção do circuito.

A montagem do Projeto:


Agora que está munido destes componetes e de como eles operam monte o circuito abaixo:
Valores de resistores entre 220R e 10k podem ser usados.  

 Clicar na imagem para ampliar



Após a montagem copie o código abaixo e cole na interface de programação do arduino e faça o upload, após alguns segundos ele executará automaticamente:



void setup() {

pinMode(12, OUTPUT); //Declara que o pino 12 do arduino é de Saída. Vai mandar dados, energia...
}

void loop() {

digitalWrite(12, HIGH);  // Diz que o pino 12 do arduino está Ligado. Logo LED ON
delay(1000); // Espera por 1s

digitalWrite(12, LOW); //  Diz que o pino 12 do arduino está Desligado. Logo: LED OFF
delay(1000); // Espera por 1s
}


Comentando o código:
Este é o código chamado Blink. Nele temos declarado no setup() que usaremos o pino 12 do Arduino e este não fará leitura de dados mas enviará por isso Saída(OUTPUT).
Temos no loop()  duas tarefas sendo executadas: 
  • digitalWrite(12,HIGH); diz que o pino 12 é o polo + que alimenta o LED. Logo há um polo(+) e outro (-) e o Led liga pois é possível fluir a energia.
  • digitalWrite(12,LOW)diz que o pino 12 é o pólo - logo não há fluxo de energia com dois polos(-) e o LED fica desligado.
  • delay(1000);  esté entra na brincadeira para dizer: OPA! Calma ai... espere um pouco. E para cada "1000" temos 1s, logo se tivessimos 5000 teríamos um atraso de 5s.
Então se temos o LED ligado por 1s e desligado por 1s ele liga e desliga muito rápido. Como essa informação está no loop() que executa infinitas vezes teremos o LED piscando o tempo todo.


Veja o vídeo como funciona:








Modificando o Código:

Após fixar bem os conceitos elucidados vamos modificar o código e ver o que acontece.

M1-Execute o código:


void setup() {

pinMode(12, OUTPUT); //Declara que o pino 12 do arduino é de Saída. Vai mandar dados, energia...
}

void loop() {

digitalWrite(12, HIGH);  // Diz que o pino 12 do arduino está Ligado. Logo LED ON
delay(100); // Espera por 1s

digitalWrite(12, LOW); //  Diz que o pino 12 do arduino está Desligado. Logo: LED OFF
delay(100); // Espera por 1s
}

Comentário sobre o código:
Observe que o valor do delay() foi modificado de (1000) para (100). O que aconteceria se fosse (10) ou qualquer outro valor?
Experimente modificar e perceba que ligando e desligando algo temos comportamentos de piscar diferentes.


M2-Execute esse outro código:



void setup() {

pinMode(12, OUTPUT); //Declara que o pino 12 do arduino é de Saída. Vai mandar dados, energia...
}

void loop() {

digitalWrite(12, HIGH);  // Diz que o pino 12 do arduino está Ligado. Logo LED ON
delay(random(100)); // Espera por 1s

digitalWrite(12, LOW); //  Diz que o pino 12 do arduino está Desligado. Logo: LED OFF
delay(random(100)); // Espera por 1s
}


Comentário sobre o código:

Substituímos no delay() o valor de (1000) por: random(100). O que queremos com isso?
Já ouviu falar em números randômicos? Aleatórios? O random() gera números aleatórios. Mas ao inserir um valor como 100 em random() estamos informando que o número deve variar entre 0 e 99 ou seja: entre 0 e (100-1). 
Logo: temos um comportamento inesperado no piscar do LED, o que gera um efeito interessante.

Experimente o seguinte: 
  • Pegue alguns centímetros de um papel branco. Papel higiênico é excelente.
  • Amassar bem e posicionar sobre o LED. 
  • Mude a cor do LED para testar os efeitos.

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