Social Icons

5.1) Elementos de um Circuito Elétrico

5.1) Elementos de um Circuito Elétrico

Escolhi alguns elementos utilizados em circuito elétrico que acredito serem os mais comuns. A idéia é apresentar os principais elementos que compõem um circuito elétrico e oferecer a possibilidade de entender melhor cada um deles. Para saber mais sobre cada elemento específico basta clicar no nome e você será direcionado à página do elemento do circuito.

Principais elementos que compõem um circuito elétrico:

Dispositivos de manobra

Os dispositivos de manobra são elementos que servem para acionar ou desligar um circuito elétrico. Exemplo para estes elementos: chaves e interruptores.

Resistor elétrico

O resistor é um dispositivo cujas principais funções são: dificultar a passagem da corrente elétrica e transformar energia elétrica em energia térmica por Efeito Joule. Entendemos a dificuldade que o resistor apresenta à passagem da corrente elétrica como sendo resistência elétrica. O material mais comum na fabricação do resistor é o carbono.

Abaixo temos a representação do resistor:
Gerador elétrico

O gerador elétrico é um mecanismo que transforma energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica, ou seja, o gerador elétrico é o agente do circuito que o abastece, fornecendo energia elétrica às cargas que o atravessam.

Um gerador ideal é representado pela seguinte figura:
Onde:

ε = é a força eletromotriz.
i = corrente elétrica que o atravessa.

Receptor elétrico

O receptor elétrico é todo elemento do circuito elétrico que transforma energia elétrica em outra forma de energia que não seja calor. 

Abaixo temos a representação de um receptor:
 
Onde:
ε’ = é a força contra eletromotriz.
r’ = resistência interna
i = corrente elétrica que atravessa o receptor

Dispositivos de segurança

Estes dispositivos servem para garantir a segurança do circuito interrompendo a passagem da corrente elétrica quando necessário. Exemplo para estes elementos: fusíveis e disjuntores. 

O fusível é um componente do circuito elétrico que tem como função proteger o circuito de possíveis sobrecargas de corrente elétrica. Um uma instalação elétrica todos os componentes são escolhidos para suportarem a corrente máxima prevista para o circuito, os fios, por exemplo, devem ter uma bitola que suporte a intensidade da corrente ou podem fundir com o calor liberado pelo Efeito Joule. Mesmo tendo este cuidado é necessário utilizar um dispositivo que corte a corrente caso haja alguma sobrecarga para que os aparelhos ligados não sejam danificados, o fusível é este dispositivo.

Medidores elétricos

Os medidores elétricos são instrumentos que têm seus funcionamentos baseados no eletromagnetismo e são dois os mais importantes o amperímetro e o voltímetro.

Os amperímetros são medidores da intensidade de corrente elétrica em determinada parte do circuito elétrico. Eles podem ser representados pelos símbolos abaixo:
Veja um exemplo de um amperímetro em um circuito elétrico:
Nesse exemplo o amperímetro mede apensas a intensidade da corrente elétrica que o atravessa, ou seja, a mesma corrente elétrica que atravessa o resistor R1.

Observe que o amperímetro foi ligado em série com o resistor. E, é desta maneira que ele deve ser ligado para que a corrente elétrica o atravesse.

Já o voltímetro mede a diferença de potencial elétrico entre dois pontos do circuito, e pode ser representado através dos seguintes símbolos:

Para medir a ddp entre dois pontos do circuito o voltímetro deve ser ligado em paralelo a este trecho que se pretende medir. Abaixo um exemplo de ligação:

Na ligação acima o voltímetro mede a tensão entre os pólos do resistor R2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário