Social Icons

Como Rodar Mac em PC's ( Funiona na Maioria ) Via HMBT


Desde 2005, inúmeros métodos foram criados para rodar o Mac OS X na arquitetura x86. Um dos mais conhecido é o Projeto OSx86, que reúne grande parte do conhecimento adquirido sobre a emulação do sistema e disponibilizada para desenvolvedores. Até hoje, nenhum deles é perfeito, mas estão cada vez mais aprimorados - para tristeza da Apple, que briga na Justiça nos Estados Unidos contra empresas que vendem computadores com seu sistema operacional sem autorização.

A exemplo do que fez com o produto da Psystar, Macworld Brasil testou o Projeto OSx86 Brasil, da equipe Brazilian Hackintosh Team (HMBT). Ao contrário do Rebel EFI, que custa 50 dólares, o download é gratuito. A equipe disponibiliza o conteúdo para um CD com um sistema que inicia a instalação, que pode ser baixado gratuitamente no fórum oficial da HMBT.


Tabela de Compatibilidade



A instalação foi simples, mas a configuração requer conhecimentos avançados e persistência para obter 100% de funcionalidade. Dependendo da configuração do hardware, alguns dispositivos podem não funcionar corretamente


O nosso teste foi feito em um computador com processador Core2Duo E8400 com 4 gigabytes (GB) de memória RAM, placa mãe Gygabyte GA-EP43-DS3L e placa gráfica Geforce 9800GT. A máquina já tinha o Windows 7 instalado previamente, que não foi afetado pela nova instalação.
Tambem Testei em um Dual Core @2.8Ghz com 4GB DDR2 9400GT ZOGIS...


Os primeiros preparativos foram alguns ajustes na BIOS do computador para que a o sistema funcione corretamente, o que varia de acordo com a configuração. Além disso, gravamos o software da equipe em CD para iniciar o computador a partir dele.



A Instalação :


Depois de iniciar pelo CD criado, o programa emula a interface Darwin, típica dos computadores da Apple. A tela exibida, com o logo da equipe brasileira, mostra todas as unidades de armazenamento do computador. As partições são identificadas com logos, como Windows, DVD-ROM, etc.



Tela inicial do software da HMBT mostra as partições e drives disponíveis


O próximo passo é inserir o DVD de instalação do sistema Mac OS X e pressionar F5 para atualizar a unidade de disco. Utilizamos a versão mais recente, o Snow Leopard, mas as outras versões também são compatíveis, segundo os desenvolvedores.

Após inserir o DVD, a opção para instalar o Mac OS X aparece. Basta selecioná-la e pressionar Enter para começar a instalação, como em um computador da Apple.




Após inserir o DVD do Snow Leopard, basta selecionar o drive para iniciar a instalação

A instalação iniciou normalmente, com todos os recursos originais. Foi preciso usar o utilitário de disco para criar uma partição compatível com o sistema e depois clicar em instalar, simples assim. Depois de aproximadamente 30 minutos, o sistema já estava instalado com sucesso.



A instalação do Mac OS X no PC é identica à do Mac


Configurando o hackintosh
Após a instalação, foi necessário inserir o CD da HMBT novamente para iniciar o sistema. O vídeo estava sendo exibido corretamente, com resolução máxima, mas os recursos de áudio e rede não funcionavam.

Para a configuração de hardware, a adaptação precisa de arquivos kext, que funcionam como drivers. Eles podem ser instalados facilmente com uma ferramenta do Projeto OS X86, mas encontrar o kext certo pode ser uma tarefa complicada, de acordo com a configuração do sistema.

Esse passo foi o que mais demorou: pesquisar na internet e testar os arquivos kexts um a um. Depois de algumas reinicializações, todos os componentes responderam corretamente. Ao final dessa configuração, o nosso Hackintosh já tocava música e acessava a Internet sem problemas.

O último passo foi alterar as configurações para que o sistema iniciasse também o Windows 7 ou o Snow Leopard. Essa configuração foi feita através do Windows, utilizando uma ferramenta chamada EasyBCD.

No fim do teste, ambos os sistemas funcionaram perfeitamente, sem erros ou travamentos. A inicialização do Snow Leopard levou cerca de um minuto no PC.

Mais e mais métodos
Além do sistema desenvolvido pela HMBT, há vários outros meios de instalar o Hackintosh. Diversas equipes modificam o DVD de instalação original do Mac OS X e criam uma versão que inicia e instala no PC automaticamente, restando ao usuário apenas configurar.

Entre elas estão o iPC, iDeneb, Kalyway e iATKOS. São, basicamente, versões modificadas do sistema da Apple, otimizados e com opções de configurações para rodar em PCs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário