Social Icons

2.5) Analogia Para Compreensão

2.5) Analogia com um sistema hidráulico.





Para que você entenda melhor o conceito de tensão e corrente nós vamos fazer uma analogia entre um circuito elétrico e um circuito hidráulico, como aquele que você tem ligando a caixa de água da sua casa até a torneira da cozinha.

Você sabe que não basta ter a caixa de água cheia de água, é preciso conectar esta caixa até a sua torneira, isto é feito através de canos, os canos equivalem aos fios em um circuito elétrico.

O que circula pelos canos é água, o que circula pelos fios em um circuito elétrico são os elétrons livres, assim a água equivale aos elétrons livres em um circuito elétrico.



Você nunca viu a água escorrer naturalmente para cima, isto porque é preciso haver uma diferença de nível entre o ponto onde você quer que a água saia e  a caixa d’água, esta diferença de nível equivale à diferença de potencial em um circuito elétrico, assim para que os elétrons “escorram” por um circuito elétrico é preciso que haja uma diferença de potencial, os elétrons escorrem do potencial mais alto para o potencial mais baixo. Na sua instalação hidráulica a diferença de nível é medida em metros, no circuito elétrico a diferença de potencial é medida em volts. Diferença de potencial e tensão é a mesma coisa para circuitos elétricos comuns.

Note que ter a caixa d’água significa ter uma energia em potencial, somente após construir a canalização e ligar a caixa d’água a sua torneira é que você poderá usar esta energia, assim a caixa d’água colocada no alto representa uma energia em potencial, a caixa d’água é a bateria no circuito elétrico.

Quando você abre a torneira à água escorre, a água escorrendo é equivalente a corrente elétrica em nosso circuito elétrico, somente quando a água escorre é possível aproveitar a energia hidráulica,  somente quando os elétrons circulam pelos condutores é que há o aproveitamento da energia elétrica.

Veja adiante como você pode usar esta analogia para entender o conceito de resistência elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário