Social Icons

2) Grandezas Elétricas



As grandezas tensão e corrente estão associadas ao conceito de Energia Potencial e Energia Cinética, para entendermos melhor esta relação vamos mostrar este conceito de energia aplicado no nosso dia a dia.Precisamos também relembrar o conceito básico de que: A energia não é criada, a energia é transformada, assim quando comemos uma banana, a energia contida na banana é transformada em movimento ao caminharmos. A energia contida na gasolina é transformada em movimento quando o carro é posto a andar, neste caso a energia química contida na gasolina é transformada em energia de movimento, quando a gasolina é queimada.

Na eletricidade a energia elétrica deverá ser armazenada em cargas elétricas, na maioria das vezes estas cargas serão os elétrons livres, presentes nos metais, em outros casos poderão ser íons, presentes nos gases, nos líquidos.

 Como vimos anteriormente, não podemos observar a eletricidade propriamente dita, mas podemos identificar facilmente os efeitos que ela causa. Esses efeitos são conhecidos como fenômenos elétricos.
        Podemos também causar o surgimento da eletricidade quando realizamos algumas ações.
        De todos os fenômenos elétricos, alguns são muito importantes para que possamos entender a natureza da eletricidade.  Alguns fenômenos elétricos específicos e as ações que os criaram foram estudados e a partir dessas observações foram isoladas as chamadas “Grandezas Elétricas”.  
        Existem varias grandezas elétricas importantes, mas são consideradas como grandezas elétricas fundamentais, também chamadas de grandezas elétricas básicas as seguintes : 

        - Corrente Elétrica;
        - Resistência Elétrica;
        - Diferença de Potencial ou Tensão;
        - Potência Elétrica;


        Assim como o tempo pode ser medido e existem unidades de medida para isto (hora, minutos, segundos entre outras) as grandezas elétricas podem ser medidas e tem também tem unidades de medidas.
     
 Nos próximos artigos veremos em detalhes a cada grandeza elétrica assim com suas unidades de medida e as relações entre as mesmas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário