Social Icons

2.1) Corrente

2.1) Corrente Elétrica


  Uma corrente elétrica é um fluxo ordenado de partículas carregadas (partículas dotadas de carga elétrica)




Em um condutor de eletricidade, por exemplo um fio de cobre, a corrente elétrica é formada por minúsculas partículas dotadas de carga elétrica negativa, denominadas elétrons.
Os elétrons são os portadores da carga elétrica.





 No fio de cobre (ou de qualquer outro metal) os elétrons tem um movimento  desordenado (têm sentidos de movimentos aleatórios) até que, por alguma ordem externa, alguns deles passam a caminhar ordenadamente (todos no mesmo sentido) constituindo a corrente elétrica. A intensidade dessa corrente elétrica vai depender de quantos desses portadores, em movimento bem organizado passam, por segundo, por um região desse fio.
                                                                        
       A corrente elétrica, num circuito, é representada pela letra I e sua intensidade poderá ser expressa em ampères (símbolo A), em miliampères (símbolo mA) ou outros submúltiplos tal qual o microampères (símbolo μA). 


      
Sentido da Corrente:


                                                                                                                                                                
A intensidade de corrente eletrica pode ser definida como sendo a quantidade de cargas eletricas que atravessa a secçao de um condutor em um segundo.
Um Ampère (1 A) é uma intensidade de corrente elétrica que indica a passagem de 6,2 x 1018 elétrons, a cada segundo, em qualquer seção do fio.
    

Estes  6,2x1018  elétrons (uma quantidade enorme!) transportam uma
 carga elétrica total cujo valor é de um Coulomb (1 C). 'Coulomb' (símbolo C) é a unidade com que se medem as quantidades de cargas elétricas.  Em resumo,  Ampére é igual a C/s (Coulomb / segundo).
   

Para representar a corrente elétrica, escrevemos a letra " I " ( i maiúsculo) . Por exemplo podemos escrever:  I = 3A   que significa " corrente igual a 3 Ampéres".
    

Se indicarmos a quantidade total de carga elétrica que passa pela seção de um fio por Q (medida em Coulombs) e o intervalo de tempo que ela leva para passar por essa seção por Dt (medido em segundos), a intensidade de corrente elétrica I (medida em ampères) será calculada por:
I = Q : Dt
   


Frequentemente utilizamos alguns sub-multiplos do ampére: o mA (miliampére) e o μA (microampére).  O mA é 1000 vezes menor que o Ampére.  O µA é um milhão de vezes menor que o Ampére.
  


Dessa forma:
Um Ampére é igual a mil miliampéres que é igual a um milhão de microampéres.
1 A = 1 000 mA = 1 000 000 μA
Meio Ampére é igual a quinhentos miliamperes que é igual a quinhentos mil microaperes.
0,5 A = 500 mA = 500 000 µA.
Um miliampére é igual a mil microampéres.
1 mA = 1 000 μA
     Assim como usamos um aparelho chamado hidrômetro, também conhecido como  "relógio de agua", para  medir o volume de  agua que  passa  pelos encanamentos, ou um termômetro  para  medir  a temperatura, usamos um aparelho chamado amperímetro para medir a corrente elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário