Social Icons

Python - Conceitos e Iniciação


Python é uma linguagem de programação de alto nível, open source, multiplataforma, interpretada e com uma extensa biblioteca padrão. Criada por Guido van Rossum em 1989, com a primeira versão lançada em 1991, Python, uma homenagem ao grupo humorístico inglês Monty Python, vem com uma sintaxe elegante, simples e clara, sem aqueles montes de “{” e “}” (chaves) por todo o código.

Existem várias linguagens de programação para os mais diversos fins e quem está querendo começar, não sabe qual escolher. Uma das febres é o Java, mas a sua sintaxe é complexa para quem nunca teve contato com programação.
Existem linguagens mais simples como o Pascal, mas não é mais tão usada e está defasada. Por isso o indicado é poder usar uma linguagem atual, que já usufrui das novas tecnologias, mas que seja fácil de aprender e acredito que não existe linguagem que se encaixe mais nesse perfil do que o Python.
O Python ajuda e muito a aprender noções básicas de programação, como também permite a criação de sistemas robustos com bancos de dados. A sua sintaxe é muito simples e lógica. Ele é baseado em palavras curtas em inglês, como print, function, dentre muitas outras.

 Principais características do Python

  • Sintaxe elegante, simples e clara: A sintaxe do Python facilita e encoraja a legibilidade do código, o que o torna mais fácil de manter e reutilizar;
  • Multiparadigmática: OOP, estruturada e procedural;
  • Tipagem forte e dinâmica;
  • Estruturas de dados de alto nível: tuplas, listas de dicionários;
  • Fácil de aprender;
  • Interpretador interativo: shell;
  • Blocos de código são delimitados por endentação!
É possível trabalhar em Python desde pequenas agências até grandes empresas, como Google, Industrial Light & Magic, Nortel, Nokia, Sepro, Interlegis, isto só para citar algumas…Aliás, Python é uma das três linguagens oficiais do Google, sendo adotada na primeira implementação do motor de busca, e hoje é a tecnologia que move o YouTube, entre tantos outros projetos da empresa.
  • Por que Python?
Essa resposta depende do ponto de vista de cada pessoa, mas na minha opinião pessoal eu escolhi a linguagem Python por ser clara e simples de se aprender.
Poderiamos utilizar também a linguagem Java, mas esta dá acesso limitado as funções do sistema operacional, tornando os aplicativos mais limitados.
Além de disso, podem os ainda, se desejarmos, utilizar pontes de outras linguagens com python para suprir quaisquer que sejam as necessidades do aplicativo.
Se você quer usar coisas como Wi-Fi, Bluetooth, etc.. no java terá na minha opnião uma dificuldade maior, pois a implementação por hardware tem q ser puzada do C, então ou você escreve tudo em C ou Mistura tudo com java, mas pode também fazer tudo apartir do Python, como é o caso de muitos programas que usam porta serial por exemplo, para linux, e alguns aplicativos para Symbian...
  • O que podemos fazer com o tal do Python ?
Posso citar alguns exemplos: podemos no caso de aparelhos  Celulares com Symbian manipular eventos de teclas, fazer conexões bluetooth ou wi fi, mandar mensagens SMS, acessar a câmera, fazer chamada s, utilizar informações de contatos e calendário, localizar o aparelho através do sinal GPRS, desenhar gráficos na tela, enfim ... poderia passar o dia todo aqui isso sem contar a aplicação dele em computadores ..

Vamos Trabalhar? 

Sabermos como funciona a sintaxe da linguagem e nos nos familiarizarmos mais.


Para Windows Pode se baixar o IDE Python Clicando aqui.
Sua instalação é simples, igual a qualquer outro instalador (Next, Next, Finish).
Para Linux: você já tem o Python instalado por padrão, diversos pacotes que movem o Linux são feitos em Python.Para Achar seu Python no Linux faça Assim:

- CRTL+ALT+T(abrindo terminal);
- Digite "Python" Sem Aspas, e seu terminal ficará +- assim:
Python 2.6.5 (r265:79063, Apr 16 2010, 13:09:56)
[GCC 4.4.3] on linux2
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>
A melhor forma de aprender a programar é usando um interpretador em modo interativo. Dessa forma você pode digitar comandos linha por linha e observar a cada passo como o computador interpreta e executa esses comandos. Por tanto vamos ao interpretador:

1
2
3
4
5
Python 2.6.5 (r265:79063, Apr 16 2010, 13:09:56)
[GCC 4.4.3] on linux2
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>
A partir dai, é só executar os comandos. Vamos começar com alguns comandos bem básicos, para nos acortumarmos com o interpretador:

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15

>>> 2 + 2
4
>>> (1 + 2) * 3
9
>>> list = ["Macelo", 17, "Engenheiro"]
>>> print list[0]
Marcelo
>>> print list[1]
17
>>> print list[2]
Engenheiro
>>> print list[1:]
[17, 'Engenheiro']
>>> print list[:2]
['Marcelo', 17]
>>>
Para sair do interpretador basta apertar Crtl + d ou executar quit().

Eu estou estudando sobre Python também, e conforme for descobrindo coisas interessantes vou postando aqui para compartilhar e aprender também!
Qualquer dúvida ou sugestões é só comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário