São os nomes que utilizamos para referenciar as posições de memória. A memória de um computador pode ser entendida como um conjunto ordenado e numerado de palavras. Na maioria dos PCs que usamos diariamente a memória pode ser considerada como um conjunto ordenado e numerado de bytes (8 bits). As linguagens de programação de alto nível atribuem nomes as posições de memória que armazenam os dados a serem processados. Deste modo os programadores tem mais facilidade para construir seus algoritmos. Na linguagem a-- um nome de variável é contruído da seguinte maneira: uma letra seguida por um conjunto de letras ou algarismos. Por exemplo, os nomes seguintes são nomes de variáveis válidos:
Como nomes inválidos podemos dar os seguintes exemplos:
- 2nota (nome começado por algarismo)
- nome de aluno (nome com espaços em branco no meio)
Durante a apresentação da linguagem iremos fazer referências a listas de variáveis. Uma lista de variáveis é um conjunto de nomes de variáveis separados por vírgulas, por exemplo: Ex. nota1, nota2, media
Na linguagem a-- uma variável não precisa ser definida antes de ser usada em um algoritmo. A variável irá assumir, dinamicamente, o tipo do dado que estiver sendo atribuído a esta variável. Por exemplo se armazenarmos o valor 5 em uma variável ela passará a ser do tipo inteiro. Caso resolvamos trocar o valor para 3.14 a variável passará a ser real.
Por que usar estrutura Inteiro, Real...?
Imagine Você criando um programa que lê quantos anos a pessoa tem e ela coloca 14,6 anos, acabou seu programa, com essa limitação de variaveis possibilita que se bloqueie esse tipo de erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário