Tendo uma biblioteca chamada "Wiring", ele possui a capacidade de programar em C/C++. Isto permite criar com facilidade muitas operações de entrada e saída, tendo que definir apenas duas funções no pedido para fazer um programa funcional:
* setup() – Inserida no inicio, na qual pode ser usada para inicializar configuração, e
* loop() – Chamada para repetir um bloco de comandos ou esperar até que seja desligada.
Habitualmente, o primeiro programa que é executado tem a simples função de piscar um LED. No ambiente de desenvolvimento, o usuário escreve um programa exemplo como este:
------------------------------------------------------------- # define LED_PIN 13//você define que o LED está no PINO 13 void setup () { pinMode (LED_PIN, OUTPUT);
// habilita o pino 13 para saída digital (OUTPUT).(GND brutalmente falando) } void loop () { digitalWrite (LED_PIN, HIGH); // liga o LED. delay (1000); // espera 1 segundo (1000 milissegundos). digitalWrite (LED_PIN, LOW); // desliga o LED. delay (1000); // espera 1 segundo. } //fica nesse loop de ligar e desligar ------------------------------------------------------------- O código acima não seria visto pelo compilador como um programa válido, então quando o usuário tentar carregá-lo para a placa, uma cópia do código é escrita para um arquivo temporário com um cabeçalho extra incluído no topo, e uma simples função principal como mostrada abaixo: ------------------------------------------------------------- # include "WProgram.h" # define LED_PIN 13 void setup () { pinMode (LED_PIN, OUTPUT);
// habilita o pino 13 para saída digital (OUTPUT).
}
void loop () {
digitalWrite (LED_PIN, HIGH); // liga o LED.
delay (1000); // espera 1 segundo (1000 milissegundos).
digitalWrite (LED_PIN, LOW); // desliga o LED.
delay (1000); // espera 1 segundo.
}
int main(void)
{
init();
setup();
for (;;)
loop();
return 0;
}-------------------------------------------------------------
"WProgram.h" é uma biblioteca de códigos, quem programa em C ja conhece...é um recurso para referenciar a biblioteca Wiring, e a função main() apenas faz três chamadas distintas: init(), definida em sua própria biblioteca, setup() e loop(), sendo as duas últimas configuradas pelo usuário.O Arduino IDE usa o Conjunto de ferramentas GNU e o AVR Libc para compilar os programas, para depois, com o avrdude, enviar os programas para a placa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário